Esse um guia que planeja explanar todos os aspectos do hunter
pve/pvp. Qualquer duvida ou erro encontrado no guia é só responder no
tópico ^^.
Para navegar no guia, Ctrl+F e nome da seção.
(Muita informação daqui foi tirada do
http://www.warcrafthuntersunion.com e do tópico da
Agiri no forum oficial do wow. O resto é coisa de experiência mesmo XD)
Conteúdo
1. Introdução
2. Raças
3. Specs
4. Skills
5. Talents
6. Builds
7. Pets
8. Rotações, tiros e stings
9. Stats (Hit rating, Haste rating, Armor pen e crit)
10. Addons
11. Macros
1. Introdução
Hunter
são personagens que utilizam armaduras médias e itens de couro que
primariamente causam dano fisico a longa distância. Hunters usam arcos,
bestas ou armas de fogo que nessecitam da munição adequada e possuem a
habilidade de domar criaturas do mundo de Azeroth (os pets) e também são
os unicos que podem dar nomes a eles. São um dos melhores DPS do jogo e
possuem médio crowd control (habilidades que paralisam ou stunam o
alvo)
2. Raças
Undeads, Humans e Gnomes não podem ser hunters.
Dwarfs:
possuem Gun Specialization que aumenta a chance de critico em 1% quando
usando guns (armas de fogo) , Stoneform que remove poison, disease e
bleeds (sangramentos) alem de aumentar o armor em 10 por 8s e Frost
Resistence bônus de mais 2% em resistência a frost
Draenei:
Possuem Heroic Presence que aumenta a chance de hit em 1% para si e a
raid toda. Possuem Gift of the Naaru que é um healing over time, Shadow
Resistance mais 2% de resistência a shadow damage e Gemcutting bônus de 5
em Jewelcrafting.
Night Elf: Shadowmeld que o deixa invisivel
até que alguma ação seja tomada ,Quickness que aumenta o dodge em 2%
(acumula com Aspect of the Monkey), Nature Resistence aumenta a
resistênca a nature em 2% e Wisp spirit que aumenta a velocidade em
ghost form (quando vc morre) em 75%
Orcs: Command que aumenta o
dano do pet em 5% ,Blood Fury que aumenta o attack power por 15s (não
ativa o cooldown globlal) e Hardness diminui a duração de stuns em você
em 15%.
Trolls: Bow specialization que aumenta o critico com bows
em 1% ,Berseking que aumenta a velocidade de ataque em 20%, Beast
Slaying bônus de mais 5% contra bestas e Da vodoo Shuffle que diminui a
duração de qualquer fator que diminua a movimentação em 15%
Tauren:
War stomp stuna até 5 inimigos por 2s, Endurance aumenta o hp base (sem
contar pontos de stamina vindos de itens) em 5%, Cultivation bônus de
15 pontos em herbalism, Nature Resistence bônus de 2% em resistência a
nature e o melhor /dance do jogo ^^
Blood elf: Arcane torrent
silencia todos os inimigos proximos por 2s e recupera 6% da mana, Arcane
affinity bônus de 10 em enchanting e Magic resistence que diminui a
chance de ser acertado por spell em 2%
3. Specs
As árvores de
talents dos hunters são unicas e bem diferentes entre si. Elas são Beast
Mastery (BM), Marksmanship (MM) e Survival (surv)
BM: É a árvore
voltada mais ao pet do que ao hunter em si. Antes do Lich King, BM era o
melhor spec tanto para pvp ou pve, porém no Lich King ela se tornou
mais util para upar, solar mobs simples e extreme soloing (vou explicar
depois sobre isso). Em raids/instances os BM podem ser off tankers (não
riam, é sério XD) e possuem um buff que dá mais 3% de dano a raid toda.
MM:
Árvore responsável por melhorar os tiros e stings do hunter. Possui
Trueshot Aura (TsA) que da mais 10% de attack power (AP) para a raid
toda.
Survival: Melhora a sobrvivência e crowd control do hunter,
mas também possui combos que causam alto dano. Melhor crowd control de
todas as árvores, mas tbm é pior para solo no inicio, pois depende de
muitos talents para ser util. Em raids, recupera mana da raid toda a
cada vez que causa dano critico.
4. Talents
Aqui eu vou listar e comentar os principais talents de cada arvore.
BM
Improved
Aspect of the monkey, aumenta o dodge em mais 2% por ponto. O mais
legal é que ele acumula com Aspect of the Dragonhawk se você tiver
pontos no talent Aspect Mastery
Bestial Wrath e The Beast Within a
melhor skill do hunter BM. Quando ativadas, aumentão o dano do seu pet
em 50%, o seu em 10%, reduz o custo de mana das suas skill em 50% e você
e seu pet ficam imune a fear. Dura 10s.
Beast Mastery possibilita domar pets exóticos e aumenta os talents do seu pet em mais 4 pontos.
MM
Focused Aim aumenta a chance de hit em 3%. Muito util até que você estaja no cap de hit.
Carefull Aim aumenta o attack power em até 100% do seu intelect. Por 3 pontos é uma pechincha ^^.
Lethal Shots aumenta em 5% o sua chance de critico. Must have!
Mortal Shots aumenta o dano do seus criticos em até 30%. Atenão, ele aumenta o dano do critico, não a chance de critico.
Go
for the Throat toda a vez que você crita aumenta o focus do sem pet em
até 50. Um ponto é obrigatório, dois é desnecessário, já que ai seu pet
vai ganhar mais energy do que o que pode usar.
Survival
Survival
Instincts redua o dano que você leva em até 4% e aumenta o critico do
Arcane, Steady e Explosive Shot em até 4% pontos. E é apenas dois
pontos.
5. Builds
BM:
PvE: Essa é a melhor build para DPS Pve
http://www.wowhead.c...0ekt0eVooZx:VAiPvE: Essa build é a build perfeita para se solar bosses dificeis
http://www.wowhead.c...ggRfuhektZe00i. ela tem a função de aumentar o seu HP ao maximo e consequentemente o do seu pet, com isso aumentando o heal do Mend Pet
MM
PvE: melhor build dps caso você esteja no cap de hit
http://www.wowhead.c...sRhzGIkguVox00bSurvival
PvE: A melhor build possivel no imortal (ja que noxiuos stings ta bichado =/)
http://www.wowhead.c...Zx0ci0cIheuI0su Novamente necessita do cap de hit.
6. Pets
Wrath
of the Lich King trouxe ótimas mudanças ao sistema de pets de hunter.
Com a expansão os pets ganharam uma árvore de talentos e a divisão de
pets se tornou mais visivel. Acabou aquela história de cat é bom pra
tudo. E o mais legal é cada pet tem uma skill unica que o difere dos
outros. Um ótimo site sobre pets é o
http://www.wow-petopia.com/ que fala até mesmo os pets tamaveis de cada e onde encontra-los.Abaixo uma listagem dos pets e suas skills:
Tenacity:
São os pets “tankers”, possuem o armor mais altos de todos os pets e
também o melhor agro. Com eles é possivel ser off tanker (desde que o
hunter seja BM). Skills da familia Tenacity:
Charge O pet avança
em direção ao inimigo em alta velocidade, stunando-o por 1s e aumentando
o attack power em 25% para o proximo ataque (do pet)
Thunderstomp: causa dano a qualquer oponente em volta do pet, causa aggro moderado. Indispensavel para pets tankers.
Last Stand: O pet ganha temporariamente 30% do hp total. Dura 20s. 6 mim de CD.
Taunt: Obriga o mob a atacr o pet por 3s independente do aggro. 3 min de CD
Roar of Sacrifice: Deixa o alvo imune a criticos, porem o pet leva 20% do dano que o alvo leva. Dura 12s. 1 min de CD.
Intervene: O pet corre em alta velocidade em direção ao alvo, tomando o proximo dano que seria causado a ele. 30s de CD
Skills unicas:
Swipe (Bear): Causa dano em todos os inimigos a volta
Gore (Boar): Causa dano ao alvo. O dano é dobrado se usado até 6s depois de Charge
Pin (Crab): Imobiliza e causa dano ao alvo por 4s. Provavelmente ótima contra melees.
Bad Attitude (Crocolisk): Causa dano a qualquer oponente que atacar o seu pet por 45s. 1 min de CD.
Pummel
(Gorilla): Corta o cast e impede que qualquer magia daquela escola seja
usada nos proximos 2s. Não aconselhavel deixar em auto cast.
Stampede
(Rhino EXOTIC): O pet causa dano ao alvo e o faz tomar 25% a mais de
dano de bleed effects (sangramentos) por 1 min. Util em arena já que
druids. rogues e warriors (sem ser Arms) podem beneficiar dela.
Scorpid Poison (Scorpids): Causa dano por 10s (DoT). Meh, foi bom no 3.0, atualmente não.
Shell Shield (Turtles): O pet se esconde na sua casca, diminuindo o dano recebido em 50% por 12s
Warp (Warp Stalkers): Teleporta proximo a um inimigo e ganha 50% de chance de se esquivar dos próximos 3 ataques melee.
Acid
Spit (Worms EXOTIC): Causa dano e diminui o armor do alvo em 10% por
stack. Stacka duas vezes, mas não stacka com Expose Armor e Sunder
Armor. É um pet perfeito para instances/raids que precise de dps em
alguns bosses e de off tanker em outros.
Ferocity: Esses são os pets “dps”. Causam o mais dano de todos os pets, porem são os mais frágeis. Skills da familia Ferocity:
Dash/Dive: Aumenta a velociade do pet em 80% por 16s. 32s de CD.
Charge/Swoop O pet avança em direção ao inimigo em alta velocidade, stunando-o por
1s e aumentando o attack power em 25% para o proximo ataque (do pet)
Heart of the Phoenix: Quando morrer o pet volta a vida com o hp cheio. 10 min de CD.
Rabid:
O pet entra em berseck e cada ataque tem uma chance de aumentar o
attack power dele em 5%. Stacka até 5 vezes e dura 20s. 45s de CD.
Lick your Wounds: O pet se cura totalmente em 5s. 3 min de CD.
Call of the Wild: Aumenta o attack power do pet e o seu em 10% por 20s. 5 min de CD. ROX!
Skills unicas:
Demoralizing Screech (Carrion Birds): Causa dano e diminui o attack power de todos os inimigos proximos por 10s.
Prowl
(Cats e Spirit Beasts EXOTIC): O pet fica em stealth e tem a
velocidade de movimento diminuida, mas aumenta o dano do proximo ataque.
Rake (Cats): Causa dano e deixa um DoT por 9s.
Lava Breath (Core Hounds EXOTIC): Causa dano e diminui a velocidade de casting do alvo em 25% por 10s.
Monstrous Bite (Devilsaurs EXOTIC): Causa e aumenta o dano do pet em 3% por 12s. Stacka até 3 vezes.
Tendon Rip (Hyenas): Causa dano e diminui a velocidade de movimento do alvo em 50% por 6s.
Serenity Dust (Moths): Aumenta o attack power do pet em 10% e heala o pet. Dura 15s e tem 1 min de CD.
Savage
Rend (Raptors): Causa dano e deixa um DoT no alvo. Criticos bem
sucedidos com essa skill aumentam o dano do pet em 10% por 30s. 1 min de
CD.
Spirit Strike (Spirit Beasts EXOTIC): Causa dano e deixa um DoT por 6s.
Dust
Cloud (Tallstrider): Faz os inimigos proximos errarem o proximo
ataque dentro de 8s. Se funcionar contra Hamstring é rox XD.
Sting
(Wasps): Causa dano, diminui o armor do alvo em 5% e impede que o
alvo fique invisivel ou stealth. Dura 20s e tem um CD baixo de 6s!
Furious
Howl (Wolf): Aumenta o attack power do pet e do hunter por 20s. No
rank 6 (lvl 80) aumenta o ap em 320! Adoro essa skill ^^
Cunning: Os pets de “utility”. São ótimos para pvp, pois stunam, imobilizam, causam dots e afins. Skill da familia Cunning:
Dash/Dive: Aumenta a velociade do pet em 80% por 16s. 32s de CD.
Carrion Feeder: O pet come algum corpo proximo, se healando e aumentando o happiness. Pets undead ownam XD
Wolverine BiteRoar of Recovery: Recupera 30% da sua mana em 9s. 3 min de CD.
Bullheaded:
Remove qualquer efeito que reduza ou tire a movimentação do pet e reduz
o dano causado ao pet em 20% por 12s. 3 min de CD.
Roar of Sacrifice: Deixa o alvo imune a criticos, porem o pet leva 20% do dano que o alvo leva. Dura 12s. 1 min de CD.
Skills unicas:
Sonic Blast (Bats): Causa dano e stuna o alvo por 2s. 1 min de CD.
Snatch (Birds of Prey): Causa o dano e disarma o alvo por 6s. 1 min de CD. Sugestão do Hissaigo.
Froststorm
Breath (Chimaera EXOTIC): Causa dano de nature e frost e diminui a
velocidade do alvo por 5s. 10s de CD apenas.
Fire Breath (Dragonhawk): Causa dano e deixa um DoT por 2s.
Nether
Shock (Nether Rays): Causa dano, corta o cast e impede que qualquer
magia daquela escola seja usada nos proximos 2s.
Ravage (Ravagers): Causa dano e stuna o alvo por 2s. 40s de CD.
Poison Spit (Serpents): Causa um DoT e diminui a velocidade de casting em 25% por 8s. 10s de CD apenas.
Venon Web Spray(Silithids EXOTIC): Causa um DoT e impossibilita o movimento por 4s. 40s de CD.
Web (Spiders): Impossibilita movimento por 4s. 40s de CD.
Spore Cloud (Sporebats): Causa um DoT e reduz o armor em 3% nos inimigos próximos por 9s.
Lightning Breath (Wind Serprents): Causa dano em um unico alvo.
7. Pet Builds
Ferocity
BM:
http://www.wowhead.c...c#0cd00fc0zhoRo (diz a lenda que Wild Hunt ta bugado, eu não sei ao certo)
MM/Survival:
http://www.wowhead.c...lc#0Md00sc00hokTenacity:
BM: Essa é uma build "tanker", se achar necessário, tire um ponto de avoidance e coloque em Taunt
http://www.wowhead.c...lc#0s0G0rGzb0oMMM/Survival:
http://www.wowhead.c...lc#0s0G0rGzb0oMCunning
BM:
http://www.wowhead.c...c#ccd000fhoroMz não testei, mas acredito que no pvp deve ficar rox ^^
MM/Survival:
http://www.wowhead.c...c#cMd000f0or0Mz8. Rotações, tiros e stings
Stings
Hunters
possuem quatro tipos de stings, e apenas um sting por hunter pode ser
usado no alvo, ou seja, você só pode usar um por vez em cada alvo.
Stings não recebem beneficio de crit rating e alguns talents do hunter
Serpert sting: É o DoT do hunter. Ele dura 15 segundos e e causa dano a cada 3 segundos. A formula de dano dele é esse:
Attack Power * 0.2 + 1210
Ou
seja em um hunter com 4k de AP, o sting causa 2010 em 15s. Com o
talento Improved Sting e o Glyph of Serpent Sting ele causaria 3135 em
20s.
Scorpid Sting: Diminui em 3% a chance do alvo de
acertar com ranger e melee. É praticamente o mesmo que bufar todo mundo
com 3% de dodge. Dura 20s.
Viper Sting: Drena 16% de mana
do alvo até um maximo de 32% da mana do hunter em 8s (Exemplo, ao usar o
sting em alguem com 10k de mana, ele sugaria 1600. Se o hunter possuir
menos de 5k de mana maxima, ele drena menos)
Improved Sting aumenta em 21% o valor de mana drenada. Viper Sting quebra Crowd Control!
Wyvern
Sting: Disponivel apenas para hunters Survival, ele coloca o alvo
para dormir por 12s. Se alvo acordar por qualquer motivo que seja ele
toma 2082 por 6s. Improved Sting aumenta o dano em 30% (2706 em 6s)
Rotações
Antes
do lich King, hunters ficavam spammando Steady Shot enquanto as outras
skills estavam em CD. Com o LK, isso mudou um pouco. Os stings agora são
mais uteis do que antes, fazendo parte de alguns combos. Agora todos os
specs trabalham baseado em prioridade.
Exemplo:
1º Kill Shot
2º Aimed Shot
3º Arcane shot
4º Silencing Shot
5º Steady Shot
Seguindo
essa tabela de prioridade exemplo, deve-se usar kill shot sempre que
possivel, independente das outras skill. Se ele estiver em CD, usa-se o
aimed, se o aimed também estiver em CD, usa-se o arcane e assim por
diante. Abaixo a melhor tabela de prioridade de cada spec:
BM
1º Kill Shot
2º Serpent Sting
3º Aimed/Multi
4º Arcane
5º Steady Shot
MM
1º Kill Shot
2º Serpernt Sting
3º Chimera
4º Aimed/Multi
5º Arcane
6º Steady
Use
o Chimera logo após aplicar o sting, não é necessário esperar o sting
"rodar" um pouco. Silencing Shot deve ser usado sempre que possivel, já
que ele não ativa o cooldown global
Serpent só deve ser usado se ele
não estiver no alvo, já que o chimera shot renova o sting. Lembre-se se
sempre usar RapidFire para recuperar um pouco da mana em bosses.
SURVIVAL
1º Kill Shot
2º Explosive
3º Black Arrow
4º Serpent Stingg
5º Aimed/Multi
6º Steady
Survival
é a que mais difere dos outros spec, por causa do lock and load. Assim
que ele procar vc usa Explosive> espera ½ segundo > explosive >
espera ½ segundo e ai volta a prioridade normal.
9. Stats (Hit rating, Haste rating, Armor pen e crit)
HIT RATING
Hit
Rating é de longe o melhor stat para pve. Normalmente as pessoas torcem
o nariz
“Ah! Mas attack power aumenta o dano, hit rating não!” Leve engano. Diminuir a sua chace de errar em 1%, aumenta o seu dps
geral em 1%, ja que vc vai erra 1% a menos de shots. Sem falar, que ao
contrário dos dps melee, nossos shots não levam, dodge, parry ou block,
ou seja, ou a gente acerta ou erra.Por isso é fundamental atingir o hit
cap. O talent Focused Aim aumenta a sua chance de acerto em 1% por
ponto. Com 3 pontos você já erra 3% a menos. Existe também a skill
racial de Draenei que aumenta em 1% a chance de hit.
“E qual seria o hit cap?”O
hit rating que aparece na tabela do seu char, é a sua chance de acertar
mobs do mesmo nivel que você. Segue abaixo a taxa de erro contra mobs e
bosses:
Mob level 80: 5% de chance de miss
Mob level 82: 6% de chance de miss (boss de heroic)
Mob level 83: 8% de chance de miss (boss de raid)
O
cap para acertar mobs lvl 83 é 265. Com 3 pontos em Focused Aim é 165.
Com apenas o racial de draenei é 230. Agora com o talent mais o racial o
cap é 133.
Hit Rating não tem utilidade para pvp!
(Como atualmente apenas as instances normais estão abertas, 163 de hit rating sem o talent e o racial são suficientes)
HASTE RATING
Haste
possui duas funções, aumentar a velocidade do autoshot e diminuir o
cast das skill. Haste só é util até diminuir o cast do Steady Shot para
1.5 s (porque ai ele se iguala ao CD global)
O cap para hunters MM e Surv é 523. BM's já estão no cap.
Mas
não saiam correndo atras de haste que nem um bando de doido. Se vcs
estiverem no cap, ótimo. Se não estiver não tem problema. Não vale a
pena trocar de equipamento apenas por causa do haste. Haste é util, sim é
util. Mas não tanto.
ARMOR PENETRATION
É aqui que a coisa fica feia. Armor pen é inutil e ótimo ao mesmo tempo.
“Heim!? Como assim?”Armor
pen é muito util contra alvos com armor alto e besta contra alvos com
armor baixo. Vamos ver como a redução de dano de armor funciona.
Com
5k de armor, o dano é reduzido em 24,71%. Mas e se dobrarmos esse
valor, a redução tbm dobra? NÃO! Com 10k de armor um mob reduz o dano em
39,63%
Se tivermos 10% de armor pen (123.1 de armor pen rating) e
usarmos um attack contra o mob acima, vamos diminuir o armor dele em
1k. Ai para os nossos ataques o armor dele seria 9k, que é igual a
37,14% de redução. Como isso vamos causar 2,49% de dano a mais.
E
se o mob tiver menos armor?. Imagine um mob com 5k (24,71% de redução)
de armor. 10% de 5k é 500, então o armor dele para os nossos ataques é
igual a 4500(22,8% de redução), vamos causar 1,91% de dano a mais, com o
mesmo armor pen.
No geral não compensa investir em armor pen. Um
boss comum de raid tem 13k de armor. E ai teremos um warrior usando
Sunder Armor que diminui o armor do boss em 20%, fazendo o armor cair
para 10400. Nosso armor pen vai ser calculado nesses 10k, não nos 13k.
CRIT RATING
HUNTERS NÃO POSSUEM CAP DE CRITICO!
Isso mesmo. Divirtam-se.
Epa! Perae, como assim!?!Bem,
os nossos amigos melee ao atacarem pode acontecer o seguite: Ele
acerta; Ele erra; O alvo da dodge; o alvo da Block; O alvo da Parry. Por
isso por mais que um warrior tenha 100% de crit, ele não critar 100%
das vezes. Nós não. Quando atacamos ou acertamos ou erramos. Nossos
ataques não podem levar block, nem dodge nem parry. Por isso que muitos
shamans enhanced ficam putos por terem mais AP e critico e causarem
menos dps que a gente (Ta vendo Morgap newba?)\o/
10. Addons
Zhunter ModAddon
muito util para hunters que cria uma barra movel para traps, aspects,
pet skills e trackings (eu uso só a de aspects, para trap eu uso o
Flototembar). Também pode ser configurado para avisar na raid quando o
seu CC falha e também quando você usa o Missdirect ele pode falar no /p
ou /raid em quem você usou (isso eu acho muito util, já usei
missdirection por engano no healer varias vezes XD). Possui outras
funções alem dessas.
Skada(similar ao Recount)
Addon
cuja função é mostrar o dano que você causou em um certo alvo ou em
certo limite de tempo. Com ele você pode saber quantos miss você,
quantos miss o seu pet deu, o crit do seu pet, o quanto você healou com o
mend pet e por ai vai. São dados muito uteis que se bem analisados
ajudam a melhorar o seu dps/jogabilidade.
OmenAddon
que mosta o quanto de threat você, o seu pet e os outros membros da sua
party tem. Para solar bosses antigos (boss de 40 man do classic ou boss
de 5 man heroic do tbc) é muito util, mas a sua pricipal função é em
raids. Com ele a gente sabe quando usar o Feign Death ou dar uma
maneirada nos shots.
11. Macros
Eu acho muito ruim apertar Ctrl+1 pra mandar meu pet bater, por isso uso o seguinte macro
/petattack
/cast Kill Shot
O que ele faz? Manda o pet atacar e se possivel atira kill shot. Se o pet ja estiver atacando ele atira kill shot se puder.
/tar NOME DO PET
/cast Miss Direction
Simples, seleciona o pet e usa miss direction.
/cast Hunter's Mark
/cast [modifier:alt] !Aspect of the Dragonhawk
/cast [modifier:ctrl] !Aspect of the Viper
Se
você apertar o Alt enquanto ativa o macro, ele usa o Aspect Of the
Dragonhawk, se apertar o Ctrl ele usa o Viper. Simples. Se você só
ativar o macro ele usa Hunter's Mark